Alunos Sem Aulas: Uma Questão Premente A Exigir Respostas Rápidas do Governo
O deputado Pedro Alves do PSD considera a situação dos alunos sem aulas um problema sério e defende que apenas o atual governo tomou medidas para o abordar, após auditoria revelar falhas na contabilização.

O deputado Pedro Alves, do PSD, classificou a situação dos alunos sem aulas como "um problema muito grave" no contexto do sistema educativo em Portugal. Em declarações à imprensa na Assembleia da República, após uma reunião com o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, Alves sustentou que "só este Governo", liderado pelo PSD, se debruçou sobre a questão de forma eficaz.
De acordo com o parlamentar, a recente auditoria externa encomendada pelo Ministério da Educação concluiu que "o sistema atualmente em vigor não permite determinar com precisão o número de alunos sem aulas", devido à falta de professores. Este diagnóstico levantou preocupações sobre a capacidade do sistema para olhar para os dados de forma consolidada.
Alves destacou que as medidas implementadas até agora tiveram "resultados imediatos", mas sublinhou que o problema é mais profundo e requer ações adicionais. Ele referiu que a dificuldade na contabilização dos dados sobre alunos sem aulas é uma questão complexa, o que impede uma análise precisa da realidade.
Quando questionado sobre as informações publicadas pelo Ministério em novembro do ano passado, o deputado afirmou que "existem muitos dados que circulavam de forma avulsa", dificultando a aferição concreta da situação. "Penso que houve boa-fé na entrega de informações ao ministro, mas isso acabou por levar a uma interpretação errada", acrescentou.
O deputado João Almeida, do CDS-PP, também se pronunciou, enfatizando a necessidade de melhorar a fiabilidade dos dados estatísticos e o compromisso do governo com a transparência nesta matéria. Ele reiterou que "é crucial conhecermos a evolução da situação", considerando que as mudanças observadas são positivas.
A auditoria realizada pela KPMG identificou "lacunas e insuficiências" que comprometem a solidez dos dados fornecidos pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) referentes ao número de alunos sem aulas. A recomendação é a de desenvolver um sistema que possibilite a recolha centralizada das informações diretamente nas escolas, de maneira eficiente e eficaz.