Mundo

Trump propõe rebatizar feriados relacionados às guerras mundiais como Dia da Vitória

há 11 horas

O ex-presidente Trump sugere que os EUA celebrem os aniversários do fim das Primeira e Segunda Guerras Mundiais como o Dia da Vitória, exaltando a força militar americana.

Trump propõe rebatizar feriados relacionados às guerras mundiais como Dia da Vitória

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, anunciou a sua intenção de renomear os aniversários do término da Primeira e Segunda Guerras Mundiais como o Dia da Vitória. A proposta foi divulgada através da rede social Truth Social, onde Trump defendeu a superioridade dos EUA durante os conflitos.

"Muitos aliados celebram o 8 de maio como o Dia da Vitória na Europa, mas os Estados Unidos desempenharam um papel crucial para alcançar essa vitória", afirmou Trump. Ele propôs que o 8 de maio, que marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, seja oficialmente designado como Dia da Vitória na Europa, assim como o 11 de novembro, que recorda o fim da Primeira Guerra Mundial.

Embora o 8 de maio não seja feriado nos EUA, o 11 de novembro é reconhecido como o Dia dos Veteranos, uma data que homenageia os que serviram nas diversas guerras americanas. Trump salientou que, "apesar de termos vencido ambas as guerras, nunca comemorámos a nossa grandeza militar. É chegada a hora de voltar a celebrar as nossas vitórias". No entanto, a Casa Branca ainda não anunciou nenhuma ação oficial para implementar estas mudanças.

O dia 8 de maio é comumente assinalado na Europa Ocidental como o Dia da Vitória, enquanto países como a Rússia celebram a rendição da Alemanha nazi no dia seguinte. O 11 de novembro, datado da assinatura do Armistício de Compiègne que pôs fim à Primeira Guerra Mundial em 1918, é igualmente lembrado neste contexto na Europa.

Tags:
#DiaDaVitória #Trump #HistóriaAmericana