Política

PS critica sondagens e adverte que Governo da AD perdeu legitimidade

há 5 dias

Pedro Nuno Santos rejeita os números das sondagens, denunciando que o Governo da AD demonstrou incompetência e falhou na implementação de políticas essenciais, desde a habitação ao combate à pobreza.

PS critica sondagens e adverte que Governo da AD perdeu legitimidade

Pedro Nuno Santos, líder do PS, manifestou a sua crítica nesta manhã, no Porto, em relação às sondagens para as eleições legislativas de 18 de maio. Segundo ele, há “sondagens para todos os gostos”, mas o que se evidencia é que o Governo da coligação PSD-CDS não só esgotou a sua credibilidade, como também falhou no desenvolvimento de um projeto consistente para o país.

O dirigente afirmou que o governo tem demonstrado uma “incompetência na gestão dos assuntos do Estado”, nomeadamente na área da Saúde, e tem, ao longo deste ano, mostrado ser um governo que governa para uma minoria. Em matéria de habitação, Pedro Nuno Santos referiu que, apesar das medidas adotadas, estas se revelaram ineficazes, uma vez que os preços da habitação registaram um aumento de 15% no último trimestre, tornando o acesso à casa ainda mais difícil para a população.

Adicionalmente, o líder socialista alertou para os perigos de se prosseguir com este Governo, assinalando que a continuidade deste regime implicaria uma “grande instabilidade”. Durante uma reunião com dirigentes da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, cujo objetivo foi colocar o combate à pobreza na agenda da pré-campanha eleitoral, Santos defendeu a importância de se dar prioridade a este tema, afirmando que só se será uma sociedade verdadeiramente decente se todos forem incluídos, especialmente os mais vulneráveis.

O dirigente criticou ainda a paragem e os retrocessos na Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, originalmente aprovada em gestão anterior, e apelou à necessidade de a reavaliar, atualizar e executar esta política. Numa referência ao legado do Papa Francisco, que faleceu recentemente, Pedro Nuno Santos sublinhou a sua importância na luta contra a pobreza, realçando a necessidade de dar voz àqueles que, habitualmente, não a têm.

Tags:
#GovernoIncompetente #PobrezaJá #EstabilidadeJá