Economia

Mercados Europeus oscilam à espera de dados de confiança

há 6 horas

As bolsas europeias arranham diferentes resultados na abertura, aguardando índices de confiança dos consumidores e indicadores económicos dos EUA, Alemanha, Itália e Espanha.

Mercados Europeus oscilam à espera de dados de confiança

Lisboa, 09h05 – O EuroStoxx 600 registava um pequeno avanço de 0,23%, situando-se nos 524,37 pontos. Em Paris, Frankfurt e Milão, os incrementos foram respetivamente de 0,06%, 0,51% e 0,91%, enquanto as bolsas de Londres e Madrid ficaram ligeiramente em queda, 0,10% e 0,07% respectivamente.

Na capital portuguesa, o PSI mantinha a sua trajetória positiva, subindo 1,28% para os 6.960,88 pontos após a abertura. Todo o movimento dos mercados encontra-se à espera dos índices de confiança dos consumidores, que serão divulgados hoje na Alemanha e Itália, bem como nos EUA, com dados referentes a abril na Itália e maio na Alemanha.

Esta semana, encurtada pelo feriado do Dia do Trabalhador, também apresenta grande expectativa face à taxa de inflação homóloga em Espanha, que registou uma desaceleração para 2,2% em abril, e aos recentes resultados de diversas empresas. Destaca-se ainda o anúncio, pela Comissão Europeia, dos índices de confiança económica setorial relativos a abril, cuja performance é prevista inferior aos dados de março.

Entre os destaques corporativos, o BBVA apresentou resultados positivos, com um lucro atribuível de 2.698 milhões de euros nos três primeiros meses, um aumento de 22,7% face ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela forte atividade recorrente e boas operações financeiras.

Em Espanha e Portugal, a negociação foi normal durante a manhã de segunda, mesmo com um apagão elétrico que afectou Lisboa a partir das 11h30, tendo apenas sido resolvido na madrugada de terça.

Na Ásia, o Nikkei de Tóquio fechou com um ganho de cerca de 0,40% e o Hang Seng subiu 0,15% perto do final da sessão. Nos EUA, apesar de um dia misto em Wall Street, os investidores aguardam uma semana intensa com resultados trimestrais das principais empresas tecnológicas e updates sobre as negociações comerciais entre os EUA e a China.

O Dow Jones encerrou com um leve ganho de 0,28%, atingindo 40.227,59 pontos, enquanto o Nasdaq caiu ligeiramente 0,10%, fixando os 17.366,13 pontos. Em termos de obrigações, os juros a 10 anos da Alemanha recuavam para 2,495%, e o ouro, tradicionalmente visto como refúgio, era negociado a 3.315,48 dólares por onça.

No mercado do petróleo, o Brent para entrega em junho descia para 65,15 dólares por barril, em contraste com os 65,86 dólares anteriores. Quanto ao câmbio, o euro cedia terreno, cotado a 1,1399 dólares, numa ligeira diminuição face aos 1,1411 dólares da sessão anterior e consideravelmente abaixo do novo máximo de 1,1509 dólares registado em 21 de abril.

Adicionalmente, hoje depara-se com a divulgação do relatório do Banco Mundial sobre os preços das matérias-primas e o seu impacto na inflação e crescimento económico. As bolsas europeias estarão encerradas na quinta-feira em função do feriado do Dia do Trabalhador.

Tags:
#MercadosEmMovimento #ConfiançaEconómica #TendênciasGlobais