Política

Mobilidade Eleitoral: Cronograma e Procedimentos de Voto Antecipado

há 4 horas

Descubra quando e como solicitar o voto antecipado em mobilidade nas eleições legislativas de 18 de maio e os prazos especiais para eleitores no estrangeiro, presos e doentes internados.

Mobilidade Eleitoral: Cronograma e Procedimentos de Voto Antecipado

Portugal vai a votar a 18 de maio nas eleições legislativas, e os eleitores que não conseguirem deslocar-se à mesa de voto na data marcada têm a opção de usufruir do voto antecipado em mobilidade.

Solicitação do voto antecipado: a partir de 4 de maio e até 8 de maio, os interessados podem fazer o pedido através do portal oficial ou enviar uma carta por via postal à secretaria-geral do MAI. O dia previsto para o voto é 11 de maio, uma semana antes da eleição.

No dia 11 de maio, os eleitores deverão dirigir-se à mesa de voto escolhida, identificar-se e indicar a freguesia do seu recenseamento. Existem mesas de voto em todos os municípios do Continente, bem como nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, permitindo a escolha do local onde se deseja votar.

Voto no estrangeiro: os eleitores deslocados para fora do país, mas inscritos no recenseamento eleitoral português em território nacional, poderão votar nas representações diplomáticas, delegações ou instituições públicas previamente definidas, entre os dias 6 e 8 de maio.

Caso dos presos e doentes internados: o período inicialmente estipulado para o pedido decorreu entre 14 e 28 de abril. Contudo, devido a um corte nacional de energia a 28 de abril, o Governo decidiu alargar o prazo, encerrando-o ao final do dia de terça-feira, para compensar os transtornos.

Tags:
#Eleições2023 #VotoAntecipado #MobilidadeEleitoral