Pedro Nuno Santos denuncia erro na avaliação do sentimento dos portugueses ao suspenderem as celebrações históricas do 25 de Abril, em respeito ao luto pelo Papa Francisco.
O líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, manifestou hoje a sua preocupação perante a decisão do Governo de postergar as comemorações do 25 de Abril. O adiamento deve-se aos dias de luto nacional, instaurados em memória do Papa Francisco, que faleceu na passada segunda-feira aos 88 anos.
Segundo o candidato a primeiro-ministro, o Governo errou na sua avaliação ao interpretar o sentimento do povo português. Para ele, a suspensão das atividades e dos eventos planificados para o 25 de Abril desvaloriza uma data que simboliza a liberdade e a igualdade, ideais que tanto o Papa Francisco defendia e que são comemorados durante esta data histórica.
Pedro Nuno Santos realçou que celebrar o 25 de Abril não significa desrespeitar a memória do líder religioso, mas sim honrar os valores de liberdade. O discurso foi proferido aos jornalistas no Porto, num momento em que a questão continua em debate e em atualização.