Política

Oposição interna no Bloco de Esquerda prepara nova moção para a convenção de novembro

Críticos da liderança de Mariana Mortágua vão apresentar uma moção à XIV Convenção Nacional, numa tentativa de alterar o rumo do Bloco de Esquerda após resultados eleitorais dececionantes.

27/06/2025 13:35
Oposição interna no Bloco de Esquerda prepara nova moção para a convenção de novembro

Um novo capítulo se desenha para o Bloco de Esquerda, à medida que um grupo de críticos da atual liderança liderada por Mariana Mortágua se prepara para submeter uma moção à XIV Convenção Nacional, marcada para os dias 29 e 30 de novembro. Esta informação foi confirmada por uma fonte da oposição interna à agência Lusa.

Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, este grupo já tinha apresentado um documento à antiga convenção, que estava agendada para junho, onde defendiam um "novo rumo" para o partido.

O Bloco de Esquerda, que sofreu uma significativa derrocada nas últimas eleições legislativas em maio, reduzindo o número de deputados de cinco para apenas um, teve a sua coordenadora nacional, Mariana Mortágua, a anunciar a intenção de se candidatar novamente ao cargo que ocupa desde maio de 2023. Mortágua enfatizou ser crucial fazer um "balanço amplo e sério" do desempenho do partido e preparar o terreno para as próximas autárquicas, previstas para setembro ou outubro.

A moção 'S', a ser apresentada agora, inclui figuras que já fizeram parte da lista de Mortágua na Mesa Nacional na convenção anterior, como Adelino Fortunato e os ex-deputados Heitor de Sousa e Alexandra Vieira. Eles já expressaram preocupações sobre uma aparente “diluição ideológica” e a falta de democracia interna, que consideram ser um dos principais pontos fracos do partido.

Por outro lado, o ex-deputado Pedro Soares, em contacto com a Lusa, confirmou que os críticos associados à antiga moção 'E' decidiram não apresentar uma nova moção nesta convenção, embora ainda mantenham uma presença em alguns órgãos nacionais.

De acordo com as normas da XIV Convenção Nacional do BE, as moções de orientação devem ser submetidas até ao dia 30 de junho, até às 17:00, e precisam do apoio de pelo menos trinta membros em pleno gozo dos seus direitos.

#BlocoDeEsquerda #OposiçãoInterna #MudançaDeRumo