Mundo

Giovanni Battista Re: A Voz do Decanato no Adeus ao Papa Francisco

há 1 semana

Conheça o cardeal de 91 anos, Decano do Colégio Cardinalício, escolhido para presidir as cerimónias fúnebres do Papa Francisco, reafirmando a tradição vaticana.

Giovanni Battista Re: A Voz do Decanato no Adeus ao Papa Francisco

Giovanni Battista Re, aos 91 anos, foi designado para conduzir as cerimónias fúnebres do Papa Francisco, marcadas para a manhã de sábado. Esta escolha cumpre o costume milenar da Igreja Católica, no qual o cardeal mais experiente — o Decano do Colégio Cardinalício — tem a responsabilidade não só de liderar os ritos fúnebres mas também de orientar o próximo Conclave para a eleição de um novo Papa.

Nascido a 30 de janeiro de 1934, em Itália, Giovanni Re ingressou no seminário com apenas 11 anos e foi ordenado em 1957. Com uma carreira marcada por funções diplomáticas e administrativas, prestou serviço em diversas Nunciaturas Apostólicas, nomeadamente no Panamá e no Irão, nas décadas de 60 e 70. Posteriormente, desempenhou papéis de destaque na Secretaria de Estado do Vaticano, lidando com assuntos tanto internos como externos.

Conhecido pela sua discrição e profunda familiaridade com o funcionamento do Vaticano, o cardeal trabalhou de perto com o Papa João Paulo II e participou nos conclaves que culminaram na eleição dos Papas Bento XVI e Francisco. Em 2020, foi nomeado Decano do Colégio Cardinalício e, em janeiro deste ano, teve a sua função renovada pelo Papa Francisco.

Em consonância com o desejo do Papa por um funeral mais simples, este será realizado com grande sobriedade. O Papa Francisco será sepultado em Santa Maria Maggiore, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, num túmulo modesto, sem ornamentos, que ostenta unicamente a inscrição "Franciscus".

Tags:
#GiovanniRe #FuneralDoPapa #VaticanoTradicional