A energia foi gradualmente reposta em todo o continente, com reações entusiasmadas, embora algumas zonas ainda registrem interrupções e falhas na comunicação.
Nesta manhã, um corte generalizado, que afectou Portugal e Espanha a partir das 11:30 em Lisboa, surpreendeu os residentes. A reposição de energia iniciou-se ao meio da tarde, com os distritos de Santarém e Porto a serem os primeiros a recuperar o fornecimento, espalhando-se progressivamente para todas as regiões do continente.
Apesar de terem sido restabelecidas as ligações em cerca de quatro milhões de lares até às 22:30, alguns bairros ainda sofrem interrupções intermitentes e registam falhas nas comunicações. Este cenário provocou celebrações nas ruas e nos lares, onde aplausos e gritos de alívio ecoaram em várias localidades.
O apagão provocou ainda o encerramento de aeroportos e escolas, filas em estabelecimentos e congestionamentos significativos no trânsito e nos transportes públicos das grandes cidades. Até ao fim do dia, as autoridades não apresentaram uma explicação para o insólito incidente.
A recuperação gradual demonstra o empenho das equipas de manutenção e a resiliência das infraestruturas face a imprevistos de grande dimensão.