País

Tornados em Beja e Campo Maior causam estragos significativos

há 18 horas

O IPMA confirmaram que ventos intensos em Beja e Campo Maior foram causados por tornados, com velocidades entre 118 e 148 km/h, registando danos em infraestruturas e residências.

Tornados em Beja e Campo Maior causam estragos significativos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou que os violentos ventos que atingiram hoje as localidades de Beja e Campo Maior, no distrito de Portalegre, foram na verdade tornados. Os fenómenos meteorológicos atingiram uma velocidade máxima entre os 118 e os 148 quilómetros por hora.

De acordo com o IPMA, a análise das evidências disponíveis permitiu qualificar os dois eventos como tornados, sublinhando a gravidade das suas consequências. O primeiro tornado ocorreu por volta das 8h10 na área de Porto Peles, em Beja, enquanto o segundo se manifestou às 13h00 em Degolados, Campo Maior.

Ambos os tornados atingiram uma intensidade de F1/T2, de acordo com a escala Fujita e a escala de Torro, que avaliam a força dos tornados. Os danos causados incluíram telhados de habitações, postes de eletricidade danificados e árvores arrancadas.

A fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo reportou que o fenómeno causou prejuízos em residências, barracões e até num campo de futebol em Campo Maior, tendo necessitado de atendimento para uma pessoa no local.

Relativamente ao tornado em Beja, foi registada a destruição de árvores, danos em casas e um automóvel, assim como a queda de um muro, sem que fossem reportados feridos ou desalojados. O presidente da câmara municipal confirmou a situação e assegurou que a população está a ser devidamente assistida.

Tags:
#TornadoBeja #DesastresNaturais #AlentejoEmergente