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Tribunal suíço veta uso de termos de carne para produtos veganos

há 13 horas

O Tribunal Federal da Suíça decidiu que os produtos veganos não podem utilizar nomes de animais, considerando que isso pode enganar os consumidores.

Tribunal suíço veta uso de termos de carne para produtos veganos

Na passada sexta-feira, o Tribunal Federal da Suíça pronunciou-se contra o uso de designações de animais para descrever produtos veganos, afirmando que expressões como "frango vegano" e "carne de porco vegan" podem confundir os consumidores. O tribunal elucidou que o termo 'frango' refere-se a um tipo específico de ave, e segundo a legislação suíça, "qualquer informação relativa a alimentos deve ser precisa".

Durante a audiência pública, o tribunal acrescentou que "um produto à base de plantas que incorpore o termo 'frango', mas que não contenha carne, é uma forma de engano". A decisão impacta a forma como os produtos de imitação e suas respectivas campanhas publicitárias são apresentados, devendo ser claras para que os consumidores possam distingui-los dos produtos originais alegadamente imitá-los.

A questão dos termos utilizados na descrição de produtos à base de plantas preocupa particularmente a Planted Foods, uma start-up suíça fundada em 2019, que se especializa na produção de alternativas à carne de base vegetal, sobretudo a partir de ervilhas amarelas. A empresa ganhou notoriedade em 2021 ao criar o maior schnitzel do mundo, um gigantesco escalope vegan com 119 metros, em um esforço para promover seus produtos.

Judith Wemmer, cofundadora da Planted Foods, expressou descontentamento com a decisão, considerando-a influenciada por "políticas e emoções" que desafiam a diretriz governamental de promover uma dieta mais vegetal. Ela referiu ainda que um estudo recente revelou que 93% dos consumidores reconheceram rapidamente que "planted.chicken" se referia a um produto de proveniência vegetal.

Ainda assim, a empresa viu com bons olhos a possibilidade de continuar a utilizar termos gerais como 'bife' ou 'filete'. Em 2021, a autoridade cantonal de proteção ao consumidor já tinha determinado que os produtos veganos não deviam ser rotulados com denominações de animais. A Planted Foods levou a sua queixa ao Tribunal Administrativo de Zurique, que inicialmente decidiu a seu favor, alegando que nomes como 'frango' ajudavam a identificar o tipo de substituto, desde que claramente sinalizados como veganos.

No entanto, após um recurso do Ministério do Interior, o Tribunal Federal reverteu a decisão anterior. Apesar do revés, a marca continua a ser um sucesso nos supermercados suíços e já expandiu para mercados como França, Alemanha e Reino Unido. Embora não revelem números exatos relativos ao volume de negócios, a empresa contratou mais de 200 funcionários em menos de seis anos de atividade.

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