País

Assembleia Episcopal em Fátima debate desafios sinodais e pastorais

há 4 horas

A reunião em Fátima, dois dias após o funeral do Papa Francisco, centra-se na reflexão sobre os seminários, a família e o processo sinodal, estendendo-se até quinta-feira.

Assembleia Episcopal em Fátima debate desafios sinodais e pastorais

A Assembleia da Conferência Episcopal Portuguesa inicia hoje os seus trabalhos em Fátima, marcados pelos recentes acontecimentos envolvendo o Papa Francisco. O presidente da CEP, José Ornelas, deverá abordar o tema da morte do pontífice na sua intervenção inaugural, dando início a uma discussão abrangente sobre as questões pastorais da Igreja.

Durante os quatro dias de reuniões, que se estenderão até quinta-feira, diversos temas serão exaustivamente debatidos num formato que aposta na reflexão "sinodal". Entre os assuntos em pauta encontram-se a situação dos seminários e a análise de propostas de documentos sobre a "Liturgia viva da Igreja", "O primado da pessoa e da sua consciência" e "A família".

No entanto, é importante referir que os cardeais Manuel Clemente, António Marto e Américo Aguiar não estarão presentes, tendo-os substituído as reuniões preparatórias do conclave em Roma, onde, juntamente com o cardeal José Tolentino Mendonça, irão participar com direito a voto para a eleição de um novo pontífice. Outros temas relevantes incluem o processo sinodal lançado pelo Papa Francisco, o Jubileu 2025 e o estado atual das compensações financeiras às vítimas de abuso dentro da Igreja.

A assembleia, que se reúne duas vezes por ano – em abril e novembro –, conta também com a liderança e organização do bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, acompanhado do vice-presidente, o bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, e do secretário, o padre Manuel Barbosa.

Tags:
#IgrejaPortugal #DesafiosPastorais #Sinodalidade