Projeto do município de Loures, que aposta na sustentabilidade ambiental através de estratégias inovadoras, é laureado no Prémio Iscte Políticas Públicas 2025.
Loures, no distrito de Lisboa, orgulha-se do prémio conquistado pelo seu projeto de sustentabilidade ambiental. A iniciativa foi reconhecida pelo Prémio Iscte Políticas Públicas 2025, a entregar na sessão de encerramento do Fórum das Políticas Públicas, no Iscte, na próxima terça-feira.
Entre as medidas implementadas, destaca-se a redução do desperdício de água, alcançada através da reutilização das perdas provenientes das piscinas municipais. Este esforço é complementado com a melhoria da iluminação pública, que passou a contar com a instalação de painéis solares, e pela promoção de um centro ambiental educativo que sensibiliza tanto adultos como crianças para práticas sustentáveis.
De acordo com a comunicação oficial do evento, o júri valorizou a intervenção de Loures pelo seu carácter ambicioso e pela consistência dos resultados, contribuindo para avanços significativos na área ambiental. Além deste prémio, o evento distinguiu com duas menções honrosas as iniciativas da Área Metropolitana do Porto – com a Política Metropolitana de Juventude num investimento de 369 mil euros – e da Câmara Municipal de Oeiras – através de uma intervenção social com crianças e jovens usando a música, contando com um investimento de 416 mil euros.