A PSP lança uma ação de sensibilização para alertar jovens sobre os perigos do consumo de drogas, videojogos e uso excessivo de dispositivos eletrónicos.
A Polícia de Segurança Pública deu início à operação “Vive na Real! - Não na Dependência”, uma campanha que se estende por todo o país durante as próximas duas semanas, visando alertar adolescentes sobre os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas, o vício em videojogos e o uso desmedido de telemóveis e outros dispositivos eletrónicos.
De acordo com a PSP, existe uma alteração significativa nos padrões de consumo, nomeadamente o aumento evidente no uso da canábis entre a população adulta, acompanhado de uma crescente procura, entre os mais jovens, de ecstasy e anfetaminas. Estes factos, somados à crescente dependência dos videojogos – intensificada durante os períodos de confinamento – motivam a intervenção imediata.
Estudos recentes evidenciam que 30% dos jovens entre os 13 e os 18 anos dedicam pelo menos quatro horas diárias aos videojogos nos dias sem aulas, e 41% iniciaram a utilização da internet antes dos 10 anos. Sempre que referido, a perturbação causada pelo vício em videojogos já integra o Manual de Classificação Internacional de Doenças (ICD-11) da Organização Mundial de Saúde, refletindo a gravidade deste comportamento.
A PSP apela à comunidade escolar e demais organismos a comunicarem prontamente quaisquer sinais de adição entre os jovens, enfatizando que as equipas da Escola Segura estão disponíveis para ações de sensibilização e intervenções presenciais ou através do canal escolasegura@psp.pt.