Economia

Vendas no Comércio Crescem 3,6% em Maior e Mantêm Estabilidade Mensal

Em maio, o volume de negócios do comércio aumentou 3,6% face ao ano anterior, enquanto as vendas a retalho subiram 4,8%. Resultados divulgados pelo INE revelam uma variação nula em relação ao mês anterior.

há 7 horas
Vendas no Comércio Crescem 3,6% em Maior e Mantêm Estabilidade Mensal

No mês de maio, o Índice de Volume de Negócios no Comércio registou um crescimento de 3,6% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em comparação com abril, a variação foi nula.

Especificamente no comércio a retalho, as vendas apresentaram um aumento de 4,8%, acelerando em relação ao crescimento de 3,0% observado no mês anterior. Por outro lado, o comércio a grosso recuperou de uma queda de 2,8% em abril para um modesto crescimento de 0,8% em maio.

Em termos nominais, o índice total do comércio viu um aumento de 5,0% em termos homólogos, o que representa uma aceleração de 3,5 pontos percentuais face ao período anterior.

A área dedicada à manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos registou um incremento significativo, que saltou de 5,1% em abril para 11,5% em maio. O comércio por grosso, que inclui agentes, também melhorou, passando de uma ligeira subida de 0,2% em abril para 3,0% em maio. O comércio a retalho teve um desempenho robusto, com um crescimento de 4,5%, comparando com 1,9% no mês anterior.

Em termos de variação mensal, o índice total do comércio situou-se em 4,2%, após uma redução de 0,9% no mês anterior.

O INE ainda indicou que os índices de emprego e de remunerações tiveram variações homólogas de -0,1% e 4,7%, uma comparação com as variações de 0,5% e 5,9% registadas em abril.

#CrescimentoComercial #DadosEconómicos #VendasEmAlta