Economia

Altice inicia rescisões que afetam quase 200 colaboradores

Os sindicatos da Altice informaram que a empresa já despediu cerca de 200 trabalhadores, apontando para um futuro incerto e investimentos em transformação digital.

01/07/2025 18:00
Altice inicia rescisões que afetam quase 200 colaboradores

Os sindicatos que representam os trabalhadores da Altice anunciaram que as rescisões na empresa já afetaram cerca de 200 pessoas, conforme revelado num comunicado. Esta atualização vem após uma reunião entre os representantes sindicais e a CEO da Altice, realizada a 25 de junho, onde foi discutida a “transformação que está a ocorrer na empresa”.

Na mesma nota, os sindicatos expressaram a incerteza quanto ao futuro do data center da Covilhã, mas sublinharam que a empresa está a investir fortemente na modernização da rede, com a intenção de se posicionar como um operador digital e reforçar a sua presença em todos os segmentos de mercado.

Os sindicatos, em comunicação com a direção da empresa, enfatizaram que a realização dos objetivos propostos pela CEO depende de um quadro de trabalhadores motivados e valorizados, com melhores condições salariais. A empresa manifesta a vontade de apostar no talento dos seus colaboradores, promovendo competências e crescimento tecnológico, mas para tal é necessário um aumento da agilidade organizacional.

A companhia reconheceu que nem todos os trabalhadores estão preparados para lidar com as mudanças em curso. Neste sentido, será implementado um conjunto de incentivos, incluindo um plano de pré-reformas, saídas voluntárias e rescisões por mútuo acordo (RMA). Segundo o comunicado, já foram formalizadas quase 200 rescisões, com a meta de atingir 400, sendo que, na sua maioria, os trabalhadores não terão direito a subsídio de desemprego.

As condições para os RMA incluem a oferta de dois salários por cada ano de serviço, dois anos de direito ao plano de saúde e dois anos de plano de comunicações, sendo necessário manifestar interesse até ao final de julho.

A saída de colaboradores, quer por rescisões negociadas, quer por suspensões de contratos, permitirá à empresa investir na contratação de novos trabalhadores com competências mais elevadas, promover mudanças nas carreiras e, eventualmente, ajustar salários.

A Lusa tentou obter uma reação da Altice, mas a empresa optou por não comentar a situação.

O comunicado foi assinado por várias estruturas sindicais, incluindo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais (Sinttav), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações (SNTCT), e outros.

#Altice #TransformaçaoDigital #Emprego