Economia

Cabo Verde classificado como país de rendimento médio-alto pelo Banco Mundial

O Banco Mundial atualizou a classificação de Cabo Verde, passando de rendimento médio-baixo para médio-alto, em resultado do crescimento significativo do rendimento per capita.

01/07/2025 19:10
Cabo Verde classificado como país de rendimento médio-alto pelo Banco Mundial

O Banco Mundial anunciou a subida de Cabo Verde na sua classificação de rendimento, que a partir de 01 de julho de 2025 será considerada como um país de rendimento médio-alto. Esta mudança reflete o crescimento notável do rendimento nacional bruto (RNB) per capita, que aumentou 16,8% entre 2023 e 2024.

A evolução económica do país, que registou um crescimento real de 7,3% no ano de 2024, foi impulsionada, em grande parte, pelo sector do turismo. Além disso, uma menor inflação interna e uma revisão em baixa da estimativa populacional, que aponta para uma diminuição de 12,8% segundo dados das Nações Unidas, também influenciaram o cálculo do RNB per capita.

As classificações do Banco Mundial são agrupadas em quatro categorias: rendimento baixo, médio-baixo, médio-alto e alto, sendo atualizadas anualmente a 01 de julho, com base nos dados do RNB per capita do ano anterior.

Vale ressaltar que esta nova classificação não altera, por si só, as condições de acesso a recursos do grupo. O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou que Cabo Verde continuará a beneficiar de financiamento concessional, especialmente através da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA). Afirmou ainda que esta distinção é uma "conquista" do trabalho árduo do povo cabo-verdiano.

Correndo ao encontro dos desafios ainda existentes, Cabo Verde compromete-se a colaborar com o Banco Mundial para estabelecer um plano de transição no âmbito da nova Estratégia de Parceria com o País.

#CaboVerde #DesenvolvimentoEconómico #BancoMundial