A Unidade Local de Saúde São José, em Lisboa, reabre as suas unidades e retoma os cuidados, após ser reposto o fornecimento de eletricidade na noite de segunda-feira.
Lisboa, – A ULS São José voltou ao normal hoje, com todas as suas unidades a operarem regularmente depois de ter sido reposto o fornecimento elétrico na passada segunda-feira à noite. As atividades de cuidados de saúde primários recomeçaram e as consultas e procedimentos não prioritários, anteriormente adiados, serão reagendados em breve.
Após a interrupção de energia, a instituição colocou em vigor o seu Plano de Contingência, suspendendo temporariamente as ações programadas e não essenciais, e ativou imediatamente o Gabinete de Crise para monitorizar a situação até à completa estabilização.
A presidente do Conselho de Administração, Rosa Valente de Matos, destacou num comunicado que, apesar da complexidade do episódio, foi possível gerir a situação com sucesso graças ao empenho de todos os profissionais envolvidos.
Em declarações à agência Lusa, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, referiu que hospitais e centros de saúde dispõem de condições adequadas de fornecimento e abastecimento para operar normalmente.
A GNR, no âmbito das operações, procedeu ao transporte de combustível através de cisternas próprias e garantiu a escolta dos veículos destinados a abastecer hospitais e centros de referência, entre os quais se incluem os Hospitais de Santa Marta, Dona Estefânia, São José, Curry Cabral, IPO Lisboa, CUF Tejo, CUF Descobertas, São Francisco Xavier e Santa Cruz. Segundo a instituição, estas operações foram cruciais para repor as reservas estratégicas necessárias ao funcionamento habitual destas unidades.
Por sua vez, o operador de rede de distribuição, E-Redes, confirmou que o serviço está completamente restabelecido, após o apagão que afetou a península Ibérica na segunda-feira.