País

Novo Centro de Cuidados Continuados em Aljustrel Impulsiona a Região

há 4 horas

A Misericórdia de Aljustrel investe 3,4 milhões de euros, com apoio do PRR e da Câmara, para criar uma unidade de 30 camas que responde a uma necessidade urgente no concelho.

Novo Centro de Cuidados Continuados em Aljustrel Impulsiona a Região

A Misericórdia de Aljustrel vai inaugurar uma unidade de cuidados continuados com 30 camas, num investimento total de 3,4 milhões de euros. O projeto, que responde a uma carência tida como urgente na região, vai ser implementado num terreno anexo ao centro de saúde da vila, cedido pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

De acordo com Manuel Frederico, provedor da instituição, trata-se de um “investimento extremamente importante”, uma vez que a criação desta unidade é uma ambição antiga, cuja candidatura já havia sido submetida a programas como o PARES e o Alentejo 2020. Apenas a segunda candidatura apresentada ao PRR foi aprovada, tendo o contrato de financiamento sido assinado no dia 17 passado.

Além do apoio proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto conta com um contributo da Câmara de Aljustrel, no valor aproximado dos 600 mil euros, enquanto o montante remanescente será angariado pela própria instituição, inclusive através da alienação de património que, segundo o provedor, permitirá "construir património".

Manuel Frederico demonstrou, contudo, preocupação face aos prazos estipulados pelo PRR, que exigem a conclusão das obras até junho de 2026. “É bastante desafiante concluir uma obra desta dimensão num prazo tão curto”, alertou, mas reafirmou a determinação em avançar com o projeto, assegurando que farão “tudo e mais alguma coisa” para a sua concretização.

Tags:
#InvestimentoSocial #CuidadosContinuados #PRRAlentejo