Mundo

Trágico incidente em Espanha: Menino de dois anos falecido após ficar encerrado em automóvel

Um menino de dois anos faleceu em Tarragona, Espanha, após supostamente ter sido deixado dentro de um carro durante uma onda de calor extrema.

01/07/2025 16:35
Trágico incidente em Espanha: Menino de dois anos falecido após ficar encerrado em automóvel

Na terça-feira, um garoto de apenas dois anos perdeu a vida em Valls, na região de Tarragona, Espanha, após ter supostamente sido esquecido dentro de um veículo durante uma onda de calor que assola o país.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da Catalunha, o alerta foi emitido às 15h06 locais (14h06 em Lisboa), levando ao envio de uma equipa para resgatar a criança do interior do carro. Contudo, ao chegarem, os bombeiros constataram que o pai já havia retirado o menino e o levado para um ambiente mais fresco, equipado com ar condicionado.

Frente à gravidade do estado da criança, foi chamada uma ambulância do Sistema Médico de Emergência (SEM), que tentou realizar manobras de reanimação, mas as tentativas falharam e a morte foi confirmada no local.

A polícia catalã, Mossos d’Esquadra, iniciou uma investigação para apurar as circunstâncias que levaram a esta tragédia. Informação avançada pelo jornal Diari de Tarragona sugere que a criança pode ter sucumbido a um golpe de calor após ter permanecido no carro durante várias horas. O relato menciona ainda que o pai saiu do veículo sem notar a presença do filho.

É importante destacar que Espanha, assim como Portugal, enfrenta uma onda de calor, com temperaturas a superar os 40ºC. Em Tarragona, os termómetros estavam entre 36ºC e 22ºC nesta terça-feira.

Na semana anterior, a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) havia emitido um alerta devido às extremas temperaturas esperadas, que se mantinham até neste dia. O aviso indicava que as elevadas temperaturas, tanto diurnas quanto noturnas, constituíam um risco para pessoas vulneráveis e expostas.

Além disso, no último sábado, uma funcionária da Câmara Municipal de Barcelona, com 51 anos, faleceu após ter trabalhado ao ar livre em condições severas de calor. A mulher estava a realizar a limpeza de ruas entre as 14h e as 21h e, ao chegar a casa, desmaiou. O óbito foi declarado no local.

O responsável do comité da empresa de limpeza de Barcelona, Ramon Cebrián, explicou que existe um protocolo de segurança a ser seguido em dias quentes, que inclui procurar sombra, hidratação e contacto com serviços de emergência. Contudo, parece que esse protocolo não foi aplicado no caso da funcionária falecida.

#TragédiaEspanha #OndaDeCalor #ProteçãoInfantil