Mundo

Tragédia no Festival Filipino de Vancouver Abala a Comunidade

há 7 horas

Num fim de semana marcado por um atropelamento que vitimou 11 pessoas, testemunhas descrevem cenas de horror e incredulidade no coração de Vancouver.

Tragédia no Festival Filipino de Vancouver Abala a Comunidade

Durante o fim de semana, um grave incidente abalou Vancouver e deixou 11 mortos, com as autoridades a alertarem para a possibilidade de novas vítimas devido à gravidade dos ferimentos.

O trágico episódio teve lugar no festival Lapu Lapu, que normalmente reúne a comunidade filipina e atrai multidões, tendo o evento sido abruptamente interrompido pelo desastre. Diversos trabalhadores e participantes recordaram a cena de horror:

Abigail Andiso relatou que, ao efetuar uma chamada de emergência, descreveu ver "vários corpos nas ruas, alguns já sem vida", enquanto uma amiga sua completou contando que observou uma criança ferida, bem como uma menor com lesões na cabeça. Outra testemunha descreveu a cena com uma senhora com um dos membros inferiores visivelmente fraturado, sendo consolada por alguém ao seu lado.

Em declarações registadas pelo Vancouver Sun, Yoseb Vardeh – que se encontrava a trabalhar numa roulotte do evento – recordou momentos de puro terror: "Não cheguei a ver o condutor, só ouvi o motor em funcionamento. Num instante, vi pessoas a serem lançadas pelo ar." Segundo Vardeh, que é de origem filipina, a catástrofe foi tão repentina que teve de instruir os seus colegas a regressarem a casa, sendo incapaz de prestar auxílio, pois não sabia como reagir à situação.

Numa situação igualmente chocante, uma trabalhadora que estava a limpar a área recebeu uma chamada da sua filha: "Mãe, tens de te esconder. Alguém está a conduzir aí e a atropelar pessoas", descrevendo, de seguida, a visão de crianças feridas e adultos em estado de choque, com corpos espalhados debaixo dos camiões de comida.

De acordo com as autoridades, pelo menos 26 pessoas foram hospitalizadas ao longo da noite e, até de manhã, o estado de saúde dos feridos permanecia incerto. As investigações continuam, enquanto a comunidade tenta processar o impacto deste trágico acontecimento.

Tags:
#Indignação #ChoqueNoCanadá #JustiçaUrgente