Mundo

Trump convoca Putin: "Cesse os disparos e assine o acordo"

há 9 horas

O presidente dos EUA alerta Putin, pedindo que pare os ataques e se comprometa a pôr fim ao conflito no Leste Europeu, numa mensagem direta e sem rodeios.

Trump convoca Putin: "Cesse os disparos e assine o acordo"

Em declarações recentes, o líder norte-americano deixou claro o seu descontentamento com a continuidade dos disparos no Leste Europeu. Durante uma entrevista, Trump exortou o presidente russo, afirmando: "Basta de disparos, sente-se e assine um acordo", numa clara tentativa de reverter o rumo dos acontecimentos.

A declaração foi proferida após questionamentos dos jornalistas sobre as exigências que o presidente norte-americano tem para Putin. Este episódio seguiu-se à intervenção do secretário de Estado, Marco Rubio, que afirmou que a semana vindoura será decisiva para a política dos EUA face à guerra na Ucrânia.

Rubio referiu que, apesar de existirem motivos para otimismo, também é necessário encarar a realidade, ponderando se é hora de Washington continuar a investir esforços nesta área ou focar noutras questões igualmente, ou até mais, prementes. Nenhuma certeza, contudo, afasta o sentimento crescente de que o actual cenário de confrontos tem de ceder lugar a uma solução através do diálogo.

Além disso, um encontro ocorrido no Vaticano entre Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante o funeral do Papa Francisco, alimentou expectativas relativamente a uma possível cimeira da paz. Contudo, após este gesto de proximidade, o presidente dos EUA deixou subtender que a paciência com Putin se esgota, questionando a real intenção do líder russo em pôr fim ao conflito.

Tags:
#ImpactoPolítico #AcordoJá #PazNaEuropa