Mundo

Tensões no Mar: Bandeiras e Desembarques Agravam Disputa em Sandy Cay

há 3 horas

Oficiais chineses e filipinos atuam num recife estratégico, elevando as tensões na zona do Mar do Sul da China, onde disputas históricas e reivindicações soberanas se entrelaçam.

Tensões no Mar: Bandeiras e Desembarques Agravam Disputa em Sandy Cay

Recentemente, o Mar do Sul da China assistiu ao agravamento de uma disputa histórica entre a China e as Filipinas, centrada em Sandy Cay – conhecido no meio chinês como recife de Tiexian. Segundo a Guarda Costeira chinesa, seis filipinos desembarcaram ilegalmente no recife, levando os oficiais a efetuarem verificações e outras medidas no local.

Em contrapartida, as Filipinas informaram ter enviado uma equipa conjunta composta por elementos da guarda costeira, marinha e polícia marítima, que utilizou pequenos botes para efetuar o desembarque nos três bancos de areia que caracterizam Sandy Cay. O comodoro Jay Tarriela, porta-voz da guarda costeira filipina, partilhou através da rede social X vídeos e fotografias onde se observa a exibição da bandeira nacional num dos bancos.

Este episódio segue uma publicação do Global Times, em meados de abril, que mostrava oficiais chineses no recife a hastearem a bandeira da China e a proceder à limpeza de resíduos, como garrafas de plástico e outros detritos. Pequim reafirma assim a sua “soberania indiscutível” sobre as ilhas Spratly, mesmo diante de uma decisão de 2016 de um tribunal internacional que considerou infundadas as reivindicações chinesas.

A disputa territorial, na qual também se sobrepõem reivindicações do Vietname, Malásia, Brunei e Indonésia, sublinha a importância estratégica e comercial desta zona do oceano, onde confrontos entre navios de diferentes nações têm-se intensificado nos últimos meses.

Tags:
#SandyCay #TensoesMaritimas #DisputaSulChina