Tempo quente persiste, mas temperaturas começam a baixar
O aviso laranja mantém-se em oito distritos do continente devido ao calor intenso. Mais de 80 concelhos enfrentam risco máximo de incêndio. Consulte as previsões e proteja-se.

Nesta terça-feira, espera-se uma leve descida das temperaturas, mas o calor ainda será intenso. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para oito distritos do continente, devido ao calor excessivo. Além disso, mais de 80 concelhos enfrentam um risco máximo de incêndio.
Os distritos afetados pelo aviso laranja incluem Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre, com alertas válidos até às 21h00 de hoje, passando para aviso amarelo até às 18h00 de quinta-feira.
Por outro lado, os avisos amarelo são aplicados nos distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra até às 21h00 de hoje, e nos distritos do Porto, Faro e Viana do Castelo até às 18h00 de quarta-feira, com os de Viseu e Braga sob aviso até às 18h00 de quinta-feira.
O aviso laranja indica uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo alerta para riscos menores. O IPMA prevê que o dia de hoje será caracterizado por céu pouco nublado e a possibilidade de alguns aguaceiros e trovoadas concentrados, principalmente nas regiões Norte e Centro durante a tarde.
As temperaturas mínimas deverão variar entre os 16 graus Celsius (em Leiria) e os 27 (em Portalegre), e as máximas entre 24 (em Aveiro) e 43 (em Beja).
Além disso, mais de 80 concelhos de 10 distritos, como Vila Real, Braga, Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro, também estão em risco máximo de incêndio.
A avaliação do IPMA indica que a maior parte dos concelhos dos 18 distritos do continente apresenta um perigo elevado ou muito elevado. Este alerta, que classifica o risco de incêndio rural em cinco níveis, depende de variáveis como temperatura, humidade, vento e precipitação recente.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) fez um apelo aos cidadãos para que estejam atentos aos riscos associados ao calor extremo. Recomenda-se a ingestão de água, a limitação do consumo de álcool e procurar espaços frescos ou climatizados.
É aconselhável usar roupas leves e protetor solar a cada duas horas. A exposição solar deve ser evitada entre as 11h00 e as 17h00, especialmente para grupos vulneráveis como idosos, crianças e pessoas com doenças crónicas, que devem permanecer resguardados do calor.