País

Transcunha aponta Câmara de Viana do Castelo como devedora de 100.000€

A transportadora Transcunha revela que a Câmara Municipal de Viana do Castelo deve mais de 100 mil euros, além de cerca de 1,7 milhões em tribunal, ligando a situação à sobrecarga de dívida existente.

01/07/2025 17:10
Transcunha aponta Câmara de Viana do Castelo como devedora de 100.000€

A Transcunha manifestou, através de um comunicado, a sua insatisfação em relação à Câmara de Viana do Castelo, que alegadamente deve mais de 100 mil euros à empresa. Este montante refere-se a descontos aplicados nos passes e ajustes tarifários desde janeiro de 2025. A transportadora, que faz parte do grupo Avic e é responsável pelo transporte público de passageiros na cidade, aponta que a dívida acumulada nos últimos anos atingiu valores insustentáveis.

Além do montante mencionado, a Transcunha está a reivindicar cerca de 1,7 milhões de euros em tribunal arbitral. A autarquia, contactada pela Lusa, ainda não se pronunciou sobre esta situação.

Relativamente à possível greve dos trabalhadores da Transcunha, que expressaram a intenção de reivindicar a integração no novo serviço público que a câmara implementa em setembro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) informou que, por ora, a greve não se irá concretizar, aguardando-se os próximos desenvolvimentos.

A Transcunha também se defende de alegações feitas pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, acerca da contestação judicial na qual busca garantir a integração dos seus motoristas no serviço a ser assumido pela autarquia. No passado mês de junho, foi revelado que, embora o tribunal tenha considerado a ação improcedente, a decisão foi adiada devido à falta de prova documental.

Mais recentemente, o presidente da Câmara assumiu que, segundo pareceres legais, o município não pode integrar os 23 motoristas da Transcunha nos seus quadros, recomendando que estes se candidatassem a um novo concurso que a autarquia irá lançar.

#Transcunha #CâmaraViana #TransportePúblico