Mundo

Suspeito de ataque em mesquita confessa crime e entrega-se em Itália

há 2 horas

Após violento ataque numa mesquita em La Grand-Combe, o suspeito francês entregou-se em Itália, confessando o ato em vídeo. As autoridades investigam motivos, incluindo possível crime racista.

Suspeito de ataque em mesquita confessa crime e entrega-se em Itália

Um homem identificado como "Olivier A.", nascido em Lyon em 2004 e de nacionalidade francesa, foi visto a entregar-se à polícia numa esquadra em Pistoia, Itália, no domingo por volta das 23h (22h00 em Lisboa), perto de Florença. Segundo o procurador de Alès, Abdelkrim Grini, esta atitude deve-se à eficácia das medidas adotadas pelas autoridades.

Na sexta-feira, dentro de uma mesquita na comuna de La Grand-Combe, no departamento de Gard, o mesmo indivíduo teria esfaqueado um fiel muçulmano, maliano, repetidas vezes, num ato brutal que deixou a vítima a morrer. O ataque, ocorrido por volta das 08h30, foi registado pelas câmaras de vigilância internas do local, e um vídeo gravado pelo suspeito mostra-o a insultar Alá logo após o crime.

O procurador Grini realça que, apesar dos factos brutais, o suspeito, que jamais frequentava o espaço de oração, entregou-se sem resistência. A investigação, que apura se se trata de um homicídio premeditado, continua aberta e inclui a hipótese de crime racista e islamofóbico. Um mandado de detenção europeu será emitido com o intuito de garantir a sua transferência para França.

Em resposta ao ocorrido, o Presidente francês, Emmanuel Macron, sublinhou que “o racismo e o ódio baseados na religião nunca terão lugar em França”, destacando o apoio da nação à família da vítima e à comunidade muçulmana.

Tags:
#Justiça #ContraOÓdio #UniãoFé