Seis centros de saúde em Nipepe sem acesso a água potável
A situação de falta de água potável afeta seis das nove unidades de saúde no distrito de Nipepe, Moçambique, revelando graves lacunas no sistema de saúde local.

Seis das nove unidades de saúde do distrito de Nipepe, na província de Niassa, enfrentam a grave problemática da falta de água potável. A informação foi divulgada pela diretora do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social, Mónica Tómas, que destacou a situação alarmante em que se encontram estas unidades sanitárias: "Neste momento, temos seis unidades que não possuem sistema de água. Temos consciência disso e está nos nossos planos a perfuração de novos furos", afirmou.
De acordo com Mónica, apenas três unidades de saúde dispõem de acesso a água potável. Esta carência foi também evidenciada pela plataforma digital de organizações da sociedade civil, que luta pelos direitos humanos. O coordenador da plataforma, Malton Uailo, enfatizou a importância da higienização nos centros de saúde, mencionando que "as mães que se preparam para dar à luz precisam de um ambiente limpo, mas algumas são obrigadas a trazer água de casa".
O distrito de Nipepe abrange cerca de 5.031 quilómetros quadrados e, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), tinha, até 2023, uma população de aproximadamente 56.920 habitantes. Aproximadamente 46% das famílias dependem da água disponível em rios, lagos e lagoas, enquanto 38% recorre a poços sem bombas para obter água, conforme indicado em outro relatório do INE.
Segundo o Ministério da Saúde, Moçambique conta com um total de 1.778 unidades de saúde, das quais 107 são postos de saúde, e a restante distribuição inclui hospitais especializados, hospitais centrais, e várias unidades de saúde em áreas rurais e distritais.