Mundo

Sánchez promete retorno rápido da eletricidade e incita responsabilidade

há 5 horas

Após o apagão que afetou 15 regiões, o Governo trabalha para restabelecer a energia e apurar a origem do corte, apelando à responsabilidade dos cidadãos.

Sánchez promete retorno rápido da eletricidade e incita responsabilidade

O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, afirmou hoje que o fornecimento elétrico interrompido em 15 regiões autónomas da Espanha continental e em algumas zonas do sul de França será restabelecido em breve, apesar das causas do apagão ainda não terem sido identificadas.

Segundo Sánchez, uma forte flutuação no sistema elétrico europeu provocou o corte que afetou a Península Ibérica. Os técnicos da Red Eléctrica continuam a investigar a origem deste fenómeno, enquanto o Governo concentra os esforços na rápida normalização do abastecimento.

Em anúncio feito na sede do Governo em Madrid, o primeiro-ministro explicou que Madrid, Extremadura e Andaluzia declararam "estado de emergência de proteção civil" de nível 3, sendo as forças do Estado chamadas a gerir a crise. Apesar das perturbações no trânsito, nos transportes públicos e nas comunicações, hospitais e serviços de apoio continuam a operar normalmente.

Sánchez ainda apelou à responsabilidade dos cidadãos, recomendando que apenas sejam partilhadas informações oficiais e que as deslocações se reduzam ao mínimo. O presidente do Governo incentivou o uso consciente do telemóvel para não sobrecarregar as comunicações de emergência.

Já foram reestabelecidas parcialmente a eletricidade em nove regiões, graças também a ligações energéticas com Marrocos e França, a quem o primeiro-ministro agradeceu pela solidariedade. A normalização total dependerá da reativação das centrais hidrelétricas e de ciclo combinado, e o Conselho Nacional de Segurança de Espanha voltará a reunir-se hoje à noite, mantendo contactos com instituições europeias e a NATO.

Tags:
#EnergiaJá #UnidosPorEspanha #SolidariedadeEuropeia