Mundo

França e Polónia estreitam laços com tratado histórico em Nancy

há 3 horas

Macron irá encontrar Donald Tusk em Nancy a 09 de maio para assinar o tratado de amizade e impulsionar uma estratégia comum, enquanto a Europa foca ações rigorosas contra a Rússia.

França e Polónia estreitam laços com tratado histórico em Nancy

Emmanuel Macron anunciou que reunirá com o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, na cidade de Nancy, a 09 de maio, para assinar um tratado de amizade – uma iniciativa inédita na relação entre França e Polónia. Durante uma entrevista à revista Paris Match, o Presidente francês também referiu a visita histórica do conservador alemão, Friedrich Merz, que chegará a Paris a 07 de maio, logo após assumir o comando do novo Governo de coligação no Bundestag.

Macron sublinhou que esta ação integra uma estratégia mais ampla para reforçar a unidade da Europa, realçando que nos próximos oito a dez dias será intensificada a pressão sobre a Rússia, depois de ter convencido os norte-americanos da necessidade de uma postura mais contundente e da eventual imposição de sanções.

Após o encontro no Vaticano entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky, o líder francês afirmou ter incentivado o ex-presidente dos EUA a adotar uma linha mais firme com Vladimir Putin, de forma a viabilizar uma rápida deslocação de equipas americanas para Kiev e criar as condições para um cessar-fogo, cuja implementação é crucial para a estabilidade na região.

Por outro lado, a presidência russa anunciou um cessar-fogo de três dias na Ucrânia, previsto de 08 a 10 de maio, em honra do 80.º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial, embora Putin tenha advertido para possíveis retaliações. Cabe destacar que, desde março do ano passado, Rússia e Ucrânia não se encontram à mesa de negociação.

Tags:
#DiplomaciaEuropeia #TratadoHistórico #PressãoContraRússia