A Ucrânia convoca a Rússia a implementar imediatamente um cessar-fogo de 30 dias, rejeitando a trégua de 3 dias proposta por Putin para as comemorações da vitória na Segunda Guerra Mundial.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andriy Sybiga, declarou que Kyiv está pronta para um cessar-fogo imediato e duradouro, enfatizando que a paz não deve depender de datas simbólicas. Segundo Sybiga, se a Rússia verdadeiramente deseja a paz, deverá aceitar uma trégua de pelo menos 30 dias sem demora.
"Porque esperar pelo dia 08 de maio?" foi a pergunta retórica colocada pelo diplomata, sublinhando a urgência de interromper as hostilidades agora.
Em contrapartida, o Presidente russo Vladimir Putin anunciou uma trégua entre 08 e 10 de maio, coincidindo com as celebrações do fim da Segunda Guerra Mundial. Contudo, a Rússia advertiu que, se as Forças Armadas ucranianas violarem o acordo, a resposta russa será firme e imediata. Para Moscovo, a data de 09 de maio simboliza o encerramento de um conflito histórico e o triunfo sobre o regime nazi.