Mundo

Retaliações prometidas por Netanyahu após ataque dos hutis no Iémen

há 3 horas

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou represálias contra os hutis do Iémen, após um míssil ter atingido o aeroporto Ben Gurion, ferindo seis pessoas.

Retaliações prometidas por Netanyahu após ataque dos hutis no Iémen

Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro israelita, declarou hoje que Israel retaliará contra os rebeldes hutis do Iémen, na sequência do ataque com um míssil que atingiu o aeroporto Ben Gurion, em Telavive. Seis pessoas ficaram feridas e as operações no aeroporto foram suspensas por cerca de uma hora.

Em um vídeo divulgado no Telegram, Netanyahu afirmou: “Já atuamos contra eles no passado e vamos agir novamente no futuro. Embora não possa dar mais detalhes, garanto que não se tratará de um evento isolado, mas haverá resposta contundente”.

O ataque foi assumido pelos hutis, que fazem parte do chamado "eixo de resistência" ao Estado israelita, liderado pelo Irão. As Brigadas Ezzedine Al-Qassam, o braço militar do Hamas, também saudaram o ataque, com o porta-voz Abu Obeida a afirmar que a ação “frustrou os mais sofisticados sistemas de defesa” e resultou em alvos atingidos com precisão.

Além disso, o jornal The Times of Israel reportou que várias companhias aéreas europeias cancelaram voos para Telavive nas próximas 48 horas. No final do dia, Netanyahu irá reunir o seu gabinete de segurança para discutir a expansão das operações militares em Gaza, os conflitos na Síria e o ataque dos hutis, entre outros tópicos.

Os hutis controlam uma parte significativa do Iémen, que se encontra em conflito desde 2014. Este grupo xiita é aliado a outros movimentos radicais na região que se opõem a Israel, como o Hamas e o Hezbollah.

Tags:
#RetaliaçãoIsrael #ConflitoNoIémen #HutisEmFoco