Cultura

Regresso tumultuoso dos humoristas a Portugal após percalços em Moçambique

Humoristas que enfrentaram dificuldades em Moçambique chegam a Lisboa, com Gilmário Vemba a criticar o tratamento desumano no aeroporto.

21/07/2025 20:05
Regresso tumultuoso dos humoristas a Portugal após percalços em Moçambique

Após uma experiência conturbada em Moçambique, os humoristas que aí ficaram retidos aterram finalmente em Lisboa ao final da tarde desta segunda-feira. Gilmário Vemba, um dos comediantes, expressou desagrado com a situação que enfrentaram, afirmando que o "tratamento foi desumano".

"As condições do aeroporto de Moçambique são totalmente inadequadas para albergar pessoas. Nós, angolanos e portugueses, temos isenção de visto, e o espetáculo já tinha sido cancelado, portanto não havia qualquer risco de fuga. Tínhamos o bilhete para viajar no dia seguinte, tudo estava pronto", explicou Vemba aos jornalistas, visivelmente irritado.

Questionados sobre a possibilidade de voltarem para fazer o espetáculo, os comediantes foram claros: "Se houver garantias de que esta situação não se repete".

Gilmário destacou ainda que, enquanto profissionais, estão habituados a viajar e a preparar-se adequadamente para todos os locais que visitam, afirmando: "Realizámos espetáculos em todo o mundo sem qualquer problema. Nunca tivemos situações como esta, nem na Europa, nem em Angola, nem em São Tomé".

[Notícia em atualização]

#HumoristasRetornam #TratamentoDesumano #MoçambiquePortugal