O período para inscrição no voto antecipado foi prorrogado até ao final desta terça, para compensar os transtornos causados por falhas eléctricas que dificultaram o registo na segunda-feira.
Num movimento excecional, a administração eleitoral decidiu prolongar o prazo de inscrição para o voto antecipado, permitindo que presos e doentes internados se registem até ao final do dia desta terça-feira. Esta medida foi tomada em resposta aos problemas de energia registrados na segunda-feira, que afetaram significativamente a realização dos registos.
O Ministério da Administração Interna explica que o alargamento do prazo visa garantir que todos os pedidos, que possam ter sido impedidos pelas falhas no fornecimento eléctrico e nas comunicações, sejam devidamente processados.
Para proceder à inscrição, os eleitores devem anunciar a sua intenção através do site www.votoantecipado.pt ou enviar uma carta por via postal à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, localizada na Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA. É necessário indicar o número do documento de identificação (cartão de cidadão ou bilhete de identidade) e anexar um comprovativo do impedimento, fornecido pelo diretor do estabelecimento prisional ou pelo médico assistente, no caso dos respetivos eleitores.
Entre os dias 05 e 08 de maio, o presidente da câmara realizará visitas a estes estabelecimentos para recolher os votos antecipados, assegurando que a participação destes cidadãos não seja comprometida.