Economia

Portugal recebe 126 milhões de euros para projetos até 2028

há 5 horas

O Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu vai apoiar iniciativas em Portugal com 126 milhões de euros, visando a redução das disparidades sociais e económicas e abrangendo várias áreas.

Portugal recebe 126 milhões de euros para projetos até 2028

O Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) anunciou que irá financiar projetos em Portugal até 2028 com um total superior a 126 milhões de euros. Este montante representa um aumento de 24 milhões de euros em relação ao ciclo de financiamento anterior.

Os investimentos vão ser direcionados para quatro áreas prioritárias: economia azul, ambiente, cultura e combate à violência de género. No que concerne à violência de género, as iniciativas poderão também abordar temas de Justiça, enquanto a igualdade de género e digitalização serão considerações centrais em todos os programas.

Até ao final do atual ciclo de financiamento, foram desenvolvidos 530 projetos em Portugal, com um investimento de 102,7 milhões de euros. Entre os principais resultados destacam-se a criação de mais de 300 postos de trabalho, a implementação de 120 novos produtos e serviços na área da economia azul, e a reciclagem de quase 230 toneladas de plástico, além da recuperação de 35 toneladas de lixo marinho.

Os projetos apoiaram mais de 280 mil pessoas, com particular enfoque na formação em liderança, onde mais de 50% dos participantes foram mulheres. O Fundo Cidadãos Ativ@s também teve impacto significativo, beneficiando mais de 65 mil pessoas e envolvendo 5.400 jovens em atividades relacionadas com direitos humanos.

Ainda, o Fundo de Relações Bilaterais, ao apoiar 120 iniciativas, fortaleceu laços entre Portugal e países como Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Os EEA Grants surgiram em 1994, após a criação do Acordo do Espaço Económico Europeu em 1992, que estabeleceu uma parceria económico-comercial entre Noruega, Islândia, Liechtenstein e os Estados-Membros da União Europeia, incluindo Portugal.

Tags:
#ApoioFinanceiro #DesenvolvimentoSustentável #MudançaSocial