Política

Mota Amaral celebra o 25 de Abril como marco de autonomia e democracia

há 3 dias

João Bosco Mota Amaral recorda com orgulho as primeiras eleições da Assembleia Constituinte, destacando o reforço da autonomia política e o impulso dado à democracia em Portugal.

Mota Amaral celebra o 25 de Abril como marco de autonomia e democracia

Durante a sessão solene do 25 de Abril no parlamento, João Bosco Mota Amaral, antigo deputado constituinte e ex-presidente da Assembleia da República, enalteceu os deputados responsáveis pela elaboração da Constituição, celebrando o reencontro com colegas que partilharam esse momento histórico.

No dia que marca 50 anos das primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte, Mota Amaral lembrou o 25 de Abril de 1975 como um marco determinante na história portuguesa. Segundo o ex-parlamentar, foi um dia que conferiu aos sociais-democratas a força necessária para defender uma autonomia política robusta, graças à vitória de uma visão que promovia uma democracia pluralista e ocidental.

O veterano também relembrou o “grande confronto político” que alicerçou o caminho para a democracia em Portugal e sublinhou a importância de preservar o legado da Revolução de Abril. Ainda, elogiou os discursos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente do parlamento, José Pedro Aguiar-Branco, considerados esclarecedores quanto aos desafios atuais do país.

Tags:
#25deAbril #DemocraciaViva #LegadoRevolucionario