País

Ministro da Agricultura reitera necessidade de um justo rendimento para os agricultores

Em Roma, José Manuel Fernandes sublinhou que a inovação e a competitividade dependem de um rendimento equitativo para os agricultores, clamando por medidas concretas de solidariedade.

30/06/2025 20:10
Ministro da Agricultura reitera necessidade de um justo rendimento para os agricultores

Durante uma conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Roma, o ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes, defendeu a importância de assegurar um rendimento justo para os agricultores, afirmando que sem este, a inovação, a coesão territorial e a competitividade não poderão prosperar. "O agricultor não pode ser o perdedor na cadeia de valor", enfatizou.

Fernandes destacou que um modelo sustentável de produção e consumo alimentar é essencial para garantir que haja alimentos disponíveis para todos. Ele mencionou que Portugal está comprometido em avançar nesta direcção, reiterando que a solidariedade deve ser acompanhada de ações concretas.

O ministro apontou as principais prioridades do Governo, que envolvem não apenas o aumento do rendimento dos agricultores, mas também a renovação geracional e a gestão eficiente dos recursos hídricos. Na ocasião, lembrou a estratégia nacional "Água que Une", composta por cerca de 300 medidas direcionadas para a gestão adequada da água.

Por fim, José Manuel Fernandes sublinhou a importância de disponibilizar seguros acessíveis para que os agricultores possam enfrentar os desafios impostos pelas alterações climáticas e os fenómenos climáticos extremos.

#RendimentoJusto #AgriculturaSustentável #SolidariedadeReal