Lancia Ypsilon HF: O Desportivo Elétrico que Promete Revolucionar o Segmento
O novo Lancia Ypsilon HF, uma versão desportiva e totalmente elétrica, foi apresentado no Balocco Proving Ground, celebrando o legado da marca italiana em alto desempenho.

Recentemente, o Balocco Proving Ground em Itália foi a localização escolhida para a revelação do novo Lancia Ypsilon HF, a primeira proposta de um compacto elétrico de alto desempenho que honra a rica tradição da icónica marca italiana.
O modelo anterior, o Ypsilon, que marcou a entrada da Lancia no mundo dos automóveis elétricos, fez sucesso com o seu design clássico. Agora, a nova versão HF chega com um espírito desportivo acentuado, tornando-se um elemento chave na linha da marca.
Este modelo apresenta uma impressionante potência de 207 kW (284 cv) e torque de 345 Nm, superando os 158 cv da versão padrão. A velocidade máxima é de 180 km/h, e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é alcançada em apenas 5,6 segundos. Com uma autonomia de 370 km segundo o ciclo WLTP, a bateria de 54 kWh permite recuperar cerca de 100 km com apenas dez minutos de carregamento rápido.
O design exterior inclui para-choques específicos com o logótipo HF, jantes de 18 polegadas, um difusor traseiro inconfundível e uma estética que combina a linguagem Pu+Ra com heranças visuais da Lancia, como os bancos desportivos inspirados no Delta Evoluzione. A suspensão foi rebaixada em 20 milímetros e as bitolas alargadas em 30 milímetros.
Em termos de travões, o Ypsilon HF conta com um sistema da marca Alcon, que inclui pinças monobloco de quatro êmbolos e discos alargados de 355 milímetros. A estrutura do chassis foi reforçada, aumentando a rigidez frontal em 67% e a barra anti-capotamento traseira em 153%, melhorando assim a dinâmica de condução.
Disponível em três cores distintas: Nero Ardesia, Bianco Quarzo e Arancione Lava, esta última uma homenagem aos lendários modelos Fulvia e Stratos de competição, o interior também não dececiona. O volante em couro perfurado exibe o logótipo HF e o painel de instrumentos alterna entre azul e laranja. Com um ecrã digital de 10,25 polegadas, o Ypsilon HF também apresenta capacidades de condução autónoma nível 2 e várias funcionalidades de segurança, incluindo travão de emergência automático e monitorização de ângulo morto.
Para maior conforto, o veículo oferece conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, controlo automático de climatização, carregador sem fios para smartphones e o inovador SALA Hub, um sistema de infoentretenimento personalizável.
O famoso logótipo HF, que carrega a rica herança desportiva da Lancia, foi modernizado, mantendo a sua essência. O Ypsilon HF é, assim, o primeiro elétrico a incorporar esta identidade na gama da marca.
A sua chegada ao mercado está prevista para depois do verão, mas ainda não foram divulgados preços.