Toyota está a considerar motores de quatro cilindros com mais de 600 cv
A Toyota explora a possibilidade de desenvolver uma nova geração de motores de quatro cilindros superpotentes, superando os 600 cv, no contexto de uma estratégia focada na eletrificação.

A Toyota está prestes a lançar uma nova série de motores de quatro cilindros, com opções de 1,5 e 2,0 litros, que prometem potências notáveis, possivelmente acima dos 600 cv. Esta iniciativa surge num momento em que o fabricante japonês intensifica os seus esforços em direção à eletrificação, numa colaboração com a Mazda e a Subaru, anunciada no ano transato.
Os construtores pretendem assegurar que os motores a combustão permaneçam relevantes, não apenas em configurações híbridas, mas também através do uso de combustíveis sustentáveis e hidrogénio. Em janeiro, foi revelado um conceito inovador, o G20E, equipado com um motor turbocomprimido posicionado na parte traseira, capaz de desenvolver entre 400 e 450 cv. Este motor pode rivalizar com alguns dos modelos mais potentes da Mercedes-AMG e da BMW.
A nova geração de motores tetracilíndricos poderá oferecer uma performance assinalável, especialmente se considerarmos que a Toyota afirma que é viável ultrapassar os 600 cv. Um engenheiro da divisão Gazoo Racing destacou que “com um turbocompressor maior, é facilmente possível ter mais do que 600 cv”, segundo a publicação Auto Motor und Sport.
No entanto, surgem desafios potenciais, nomeadamente os regulamentos ambientais cada vez mais restritivos que limitam a emissão de dióxido de carbono, o que pode afetar a potência dos novos motores de alto desempenho. Apesar disso, é certo que os futuros motores tetracilíndricos da Toyota poderão encontrar o seu lugar especialmente no mundo da competição.