Face ao apagão generalizado à 11:30 (Lisboa), a ULS da Guarda opera apenas serviços essenciais e adota medidas de contingência para a segurança dos pacientes.
Atenção: Devido à interrupção elétrica, a ULS da Guarda manterá apenas os serviços de urgência, garantindo a proteção da vida dos doentes. A entidade reforça a importância de contactar o número 808 24 24 24 antes de se deslocar até à urgência.
Numa rápida reestruturação, os serviços de Urgências Obstétricas e Pediátricas foram realocados para o edifício da consulta externa, enquanto as consultas agendadas para terça-feira foram canceladas, à exceção do Hospital de Dia de Oncologia.
A ULS explicou que, ante aos desafios energéticos atuais, foram implementadas medidas adicionais de contingência. A instituição conta com geradores a gasóleo para garantir a energia de emergência, assegurando o bem-estar dos seus utentes.
Paralelamente, a REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou um corte generalizado em toda a Península Ibérica e anunciou a ativação de planos de restabelecimento em etapas.