Mundo

Governo sírio celebra suspensão das sanções americanas como um novo começo

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Síria vê o levantamento das sanções dos EUA como um impulso crucial para a reconstrução e o desenvolvimento do país.

há 6 horas
Governo sírio celebra suspensão das sanções americanas como um novo começo

O ministro sírio dos Negócios Estrangeiros expressou hoje a sua satisfação pelo levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, considerando esta decisão um marco importante para o futuro da Síria.

Na sua declaração nas redes sociais, o chefe da diplomacia de Damasco afirmou que a medida anunciada por Washington promete levar o país a uma "nova fase" de progresso, estabilidade e integração com a comunidade global.

Asaad al-Shaibani sublinhou que o fim das restrições irá facilitar a reconstrução e o desenvolvimento, promovendo a reabilitação de infraestruturas essenciais e criando condições para o regresso seguro dos refugiados sírios.

A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, que se concretizou com a assinatura de uma "ordem executiva" na noite de segunda-feira, visa cancelar a maioria das sanções impostas à Síria, muitas das quais estão em vigor há mais de 50 anos.

Este levantamento foi inicialmente discutido em maio, durante conversações entre Trump e o Presidente interino sírio, Ahmed al Sharaa, e entra em vigor a partir de hoje.

Com 90% da população síria a viver em condições de pobreza, segundo a ONU, a suspensão das sanções poderá ser fundamental para revitalizar o investimento e o comércio num país devastado por anos de conflito.

#SíriaRenascente #ReconstruçãoAgora #DiplomaciaPositiva