O presidente Emmanuel Macron expressa apoio a Israel, onde incêndios de grandes proporções ameaçam várias regiões do país, levando à evacuação de cidades.
O presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou a sua "solidariedade com o povo de Israel" diante dos incêndios que têm devastado diversas áreas do país nos últimos dias.
Em uma publicação na rede social X (anteriormente Twitter), Macron afirmou: "A nossa plena solidariedade está com o povo de Israel que enfrenta terríveis incêndios. Os nossos pensamentos vão para os feridos e os socorristas que lutam corajosamente. A França está pronta para fornecer apoio material nas próximas horas".
A situação é grave, com pelo menos cinco cidades evacuadas, conforme indicou a polícia, que especificou que estas localidades se encontram a cerca de 30 quilómetros a oeste de Jerusalém.
Embora incêndios sejam frequentes em Israel na primavera e no verão, devido ao calor intenso, as autoridades estão a enfrentar uma das maiores ondas de incêndios dos últimos anos, que resultou em vários feridos leves e na evacuação de comunidades inteiras.
As chamas estão a afetar áreas arborizadas próximas da estrada entre Latrun e Bet Shemesh, com a mobilização de helicópteros para o combate aos fogos, conforme relatado por um jornalista da agência AFP presente no local.
Muitos condutores foram forçados a abandonar os seus veículos no meio da estrada, fugindo das enormes nuvens de fumo.
A gravidade da situação levou a ministra das Cerimónias Nacionais, Miri Regev, a cancelar o evento principal do Dia da Independência, previsto para esta noite em Jerusalém.