Investigação revela que hábitos saudáveis, aliado ao consumo moderado de champanhe, vinho branco e frutas, podem reduzir significativamente o risco de paragem cardíaca súbita.
Uma nova investigação publicada no Canadian Journal of Cardiology analisou 56 fatores de risco não clínicos associados à Síndrome Coronária Aguda (SCA). O estudo, pioneiro na sua abordagem, avaliou aspectos como o estilo de vida, medidas físicas, fatores psicossociais, condições socioeconómicas e o ambiente de convívio.
Os investigadores constataram que o consumo moderado de champanhe e vinho branco, juntamente com uma dieta rica em frutas, controle do peso, manutenção da pressão arterial e uma atitude positiva perante a vida, pode proporcionar uma proteção marcante contra paragens cardíacas. De facto, estima-se que entre 40% e 63% dos casos de SCA poderiam ser evitados com a otimização destes fatores.
O estudo, que incluiu mais de 500 mil participantes do UK Biobank acompanhados durante cerca de 14 anos, contou com a colaboração de investigadores internacionais, como Renjie Chen, da Universidade Fudan, e especialistas das universidades de Toronto e Queen’s, em Ontário. Estes resultados desafiam concepções anteriores, ao sugerir que os benefícios cardioprotetores não se restringem ao vinho tinto, mas também se estendem a outras bebidas, como o champanhe e o vinho branco.