Mundo

Incidente Energético Sem Precedentes na Península Ibérica

há 4 horas

Um apagão que afetou mais de 60 milhões de pessoas em Portugal e Espanha foi classificado como o evento mais grave dos últimos 20 anos, com a Comissão Europeia a prometer apoio e inquérito rigoroso.

Incidente Energético Sem Precedentes na Península Ibérica

Na última segunda-feira, um apagão de grandes proporções deixou a Península Ibérica sem eletricidade, afetando mais de 60 milhões de pessoas e interrompendo serviços essenciais como transportes, aeroportos e cuidados de saúde.

O comissário europeu para a Energia e Habitação, Dan Jørgensen, afirmou nas redes sociais que a situação energética em Espanha e Portugal já se normalizou, mas destacou que o incidente é o mais grave desde 2003. Segundo Jørgensen, o executivo comunitário irá apoiar ambos os países de todas as maneiras possíveis e lançou a promessa de uma investigação minuciosa para identificar as causas.

Este episódio recorda eventos anteriores: em setembro de 2003, cerca de 56 milhões de italianos ficaram sem eletricidade, e em novembro de 2006, aproximadamente 15 milhões de pessoas de várias nações europeias sofreram com apagões, variando de 30 minutos a algumas horas de interrupção.

Adicionalmente, fontes europeias anunciavam que Bruxelas elaborará um relatório independente, a ser concluído em seis meses, com recomendações para prevenir futuros incidentes ou aperfeiçoar a resposta face a situações semelhantes.

O apagão, que iniciou às 11h30, provocou o fecho de aeroportos, congestionamentos nas grandes cidades e escassez de combustíveis. Segundo a empresa E-Redes, o serviço já se encontra totalmente restabelecido.

Tags:
#ApagaoHistorico #EuropaUnida #InvestigacaoEnergética