A polícia peruana mobiliza uma equipa especializada para a província de Pataz após o assassinato de 13 mineiros sequestrados, intensificando a luta contra a criminalidade ligada ao garimpo ilegal.
A polícia do Peru anunciou que uma unidade de elite do Grupo Especial contra o Crime Organizado foi destacada para a província de Pataz, na região de La Libertad, onde, há uma semana, 13 mineiros foram sequestrados e posteriormente encontrados mortos. Em comunicado, o Ministério do Interior afirmou que as equipas especializadas em sequestros e homicídios da Polícia Nacional também fazem parte desta mobilização.
As autoridades estão a coligir esforços com as Forças Armadas devido à emergência declarada na província há mais de um ano, que se destina a combater a criminalidade associada ao garimpo ilegal. A mineira Poderosa confirmou as mortes dos trabalhadores e destacou a gravidade da situação enfrentada na região.
O ministério expressou o seu "mais profundo pesar por estas perdas irreparáveis" e reafirmou o compromisso em erradicar "este flagelo criminoso" que afeta a comunidade.