Cultura

Festival Músicas do Mundo Arranca em Sines com 39 Concertos

O Festival Músicas do Mundo (FMM) começa hoje em Sines, Alentejo, trazendo 39 concertos após três dias em Porto Covo. Destaque para artistas de todo o mundo e várias atividades paralelas.

há 13 horas
Festival Músicas do Mundo Arranca em Sines com 39 Concertos

O Festival Músicas do Mundo (FMM) faz a sua entrada em Sines, uma charmosa cidade alentejana, com uma programação intensa que inclui nada menos que 39 concertos. Após três dias em Porto Covo, o evento promete atrair amantes da música de todos os cantos do mundo.

Nos primeiros dias, o festival apresenta uma agenda mais tranquila com concertos gratuitos. Hoje, os espetáculos começam às 19:00 com Umafricana, dirigido pela artista luso-guineense Sandra Baldé. Já na terça-feira, serão os bolivianos Susobrino e a espanhola Queralt Lahoz a subir ao palco, respetivamente, às 19:00 e 23:00.

No auditório do Centro de Artes de Sines, dois grandes nomes tomarão conta da noite. Mick Strauss 'In the Dark', atuará hoje às 22:00, enquanto a guatemalteca Sara Curruchich brilhará na terça-feira, também às 22:00. É importante ressaltar que para estes concertos é necessário adquirir bilhetes.

A partir de quarta-feira até sábado, a quantidade de concertos aumenta exponencialmente, com cerca de dez apresentações diárias. Entre os destaques desta edição, estão o senegalês Youssou N'Dour, a mexicana Julieta Venegas, a maliana Rokia Traoré, a Orchestra Baobab do Senegal e o famoso grupo búlgaro The Mystery of the Bulgarian Voices. O festival contará ainda com um tributo ao icónico Max Romeo, lenda da música jamaicana, que faleceu em abril.

Como em edições anteriores, a presença de artistas de língua oficial portuguesa é robusta. Portugal estará representado por Lena d'Água, Capicua, Miss Universo e Bateu Matou, enquanto Angola terá Bonga e Moçambique será representado por Roberto Chitsonzo. O Brasil também marca presença com Gabriele Leite, Bia Ferreira, Luca Argel e Nação Zumbi, e Cabo Verde será representado por Fábio Ramos, Fidjus Codé Di Dona e Fidju Kitxora.

Com o lema "Música com espírito de aventura", esta 25.ª edição do festival, organizada pela Câmara Municipal de Sines, reunirá artistas de 34 países, com estreias de nações como Bolívia, Gabão, Guatemala, Jordânia, Indonésia e Somalilândia.

Além dos concertos, o festival oferece uma variedade de atividades, incluindo debates. Hoje, às 17:00, no Pátio das Artes, Priscila Valadão, Gracinda Luz e Shiv Kumar Singh debaterão "A imigração e os seus vieses", moderados por António Brito Guterres. Na terça-feira, o tema será "Música: libertação e independência", com moderação de Andreia Galvão.

Outras atrações incluem exposições, lançamentos de livros e um ateliê de cozinha nepalesa. Para as famílias, há espetáculos e oficinas, enquanto as crianças poderão participar de ateliês musicais com artistas como Maria Mazzotta e Bia Ferreira.

As visitas aos bastidores do festival já estão esgotadas, mas ainda há a Feira do Disco, do Livro e do Cartaz, aberta das 16:00 às 00:00.

O Festival Músicas do Mundo é um evento premiado, tendo recebido o EFFE Award em 2017 e 14 prêmios Iberian Festival Awards entre 2016 e 2024.

#FestivalMúsicasDoMundo #VivaAMúsica #CulturaGlobal