FEFSS atinge marco histórico com valor superior a 40 milhões de euros
Pela primeira vez, o valor de mercado do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social ultrapassa os 40 milhões de euros, representando 13,9% do PIB português.

Em junho de 2025, o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) atingiu pela primeira vez um valor de mercado superior a 40 milhões de euros, conforme revelou uma nota informativa do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social à Lusa. O montante exato é de 40,277 milhões de euros.
Este capital representa impressionantes 13,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal e corresponde a 25,04 meses de despesas projetadas para 2024 relacionadas com pensões do regime contributivo, conforme destacado pelo Ministério.
A rentabilidade da carteira do FEFSS desde o início do ano é de 0,86%, equivalente a 314 milhões de euros. Além disso, o fundo registou um aumento homólogo positivo de +5,21%, ou seja, +1,772 milhões de euros.
Nos últimos 12 meses, a variação do valor da carteira foi positiva, com um acréscimo de 4,398 milhões de euros, dede que dotações no valor de +4,084 milhões foram aplicadas.
O FEFSS é diversificado em várias sub-carteiras, sendo a dívida pública portuguesa a que mais contribui para o seu valor, seguida pela dívida pública de outros países da OCDE, ações de alta capitalização e uma sub-carteira com investimento em imobiliário, ações de baixa capitalização e dívida corporativa.