Economia

Estratégias para lidar com atrasos na CP devido à greve

há 2 horas

Advogado Dantas Rodrigues aconselha sobre como proceder diante da paralisação dos comboios, destacando as alternativas e precauções a adotar para evitar prejuízos profissionais.

Estratégias para lidar com atrasos na CP devido à greve

Devido à greve dos revisores da CP – Comboios de Portugal, a circulação dos comboios encontra-se interrompida, afetando muitos trabalhadores e podendo resultar em atrasos significativos no início do expediente.

Em declarações, o advogado Dantas Rodrigues, na rubrica do Notícias ao Minuto "Trabalho e Impostos (Des)complicados", esclareceu que, nestas situações, os utilizadores têm o direito de solicitar ao operador do serviço uma declaração que comprove o atraso e a sua duração, ou que ateste a ocorrência da greve.

No entanto, é importante referir que a "entidade empregadora não é obrigada a aceitar" esta declaração como justificativo válido para a ausência do ponto de trabalho. Assim, o atraso poderá eventualmente ser considerado uma falta injustificada, com as devidas consequências, incluindo a possível perda de parte do vencimento.

Dantas Rodrigues sublinha ainda que, tendo em conta que as greves devem ser previamente comunicadas, os trabalhadores devem estar vigilantes aos avisos e dialogar com a entidade empregadora para encontrar soluções alternativas, como recorrer ao teletrabalho, quando aplicável, de forma a minimizar os impactos dos atrasos.

Tags:
#GreveCP #AtrasosNoTrabalho #Teletrabalho