Cidadãos recenseados em Portugal e temporariamente fora do país podem votar entre 6 e 8 de maio, conforme anunciou a Comissão Nacional de Eleições.
Os portugueses recenseados em território nacional que se encontram no estrangeiro têm agora a oportunidade de votar antecipadamente nas eleições legislativas marcadas para 18 de maio. A votação, que se realiza entre os dias 6 e 8 de maio, ocorrerá nas secções consulares de embaixadas, consulados e outras delegações das instituições públicas portuguesas, conforme definido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Para participar, os eleitores deverão apresentar identificação e mencionar a freguesia onde estão recenseados. Após a identificação, será-lhes entregue um duplicado da vinheta de segurança que atesta o exercício do direito de voto.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) informou que têm direito ao voto antecipado os cidadãos inscritos em Portugal que estejam no estrangeiro a trabalhar em funções tanto públicas como privadas, representando seleções nacionais, assim como estudantes, investigadores, docentes, bolseiros de investigação e doentes em tratamento.
Com um total de 20 forças políticas na corrida e um aumento de mais de 36 mil eleitores em comparação com o ano anterior, as eleições legislativas prometem ser um momento significativo. Estão convocados para votar mais de 10,8 milhões de eleitores, tanto residentes em Portugal como no estrangeiro, para escolher os 230 deputados da Assembleia da República para a nova legislatura.