Mundo

Desemprego no Brasil cai para o mínimo histórico no 1.º trimestre

há 3 horas

O Brasil atingiu a mais baixa taxa de desemprego em 13 anos, com 7% em março, segundo o IBGE. O rendimento médio também bateu recordes.

Desemprego no Brasil cai para o mínimo histórico no 1.º trimestre

A taxa de desemprego no Brasil viu uma queda significativa, estabelecendo-se em 7% no primeiro trimestre de 2025, conforme divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este valor representa o nível mais reduzido desde o início dos registos em 2012.

Até agora, o menor índice havia sido observado em 2014, com uma taxa de 7,2% da população ativa à procura de emprego. A nova taxa de 7% é inferior em cerca de um ponto percentual em relação aos 7,9% verificados nos primeiros três meses de 2024.

No entanto, comparando com o quarto trimestre do ano passado, houve um ligeiro aumento de 0,8 pontos percentuais, totalizando 7,7 milhões de desempregados. O IBGE menciona que o desempenho do mercado de trabalho nos últimos trimestres ainda mantém uma tendência positiva, apesar do aumento sazonal da desocupação.

Adriana Beringuy, coordenadora das pesquisas domiciliares do IBGE, destacou que "a taxa de população ativa desocupada no primeiro trimestre de 2025 é a mais baixa já registada para este período em anos anteriores".

O rendimento médio dos trabalhadores também atingiu um novo recorde, com 3.410 reais (530 euros), refletindo um aumento de 1,2% em relação ao trimestre anterior e de 4% em comparação com o ano passado.

Tags:
#DesempregoEmQueda #EconomiaBrasileira #RecordesDeRendimento