Em reunião ministerial, é aprovado o diploma que inicia o processo de privatização da Silopor, empresa-chave para o abastecimento de cereais em Portugal.
O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, um diploma que dá início ao processo de privatização da concessão da Silopor. Em conferência de imprensa, o ministro da Presidência realçou a importância desta organização para o abastecimento de cereais, referindo que a privatização já se encontrava “prometida há muito”.
A Silopor é a principal empresa portuária de armazenamento de granéis sólidos alimentares, responsável pela gestão dos silos da Trafaria, em Almada, e do Beato, em Lisboa. Com uma capacidade global de 340 mil toneladas, a empresa é capaz de armazenar, em média, 3,4 milhões de toneladas de cereais e farinhas ao longo de um ano.
Nota-se que a empresa, que gere mais de metade dos cereais importados em Portugal, iniciou um processo de liquidação em 2000, por imposição da Direção Geral da Concorrência da União Europeia. Desde então, tem sido administrada por uma comissão liquidatária com mandato até 2025.